top of page

Inovação: O que é e como criar um mindset inovador?


Inovar é ter criatividade e coragem para traçar e percorrer um caminho que ninguém traçou antes. A inovação também está relacionada com a criação de soluções ou quebra de padrões.

Para entender como funciona a inovação é preciso conhecê-la melhor, e para isso iremos te apresentar os 3 principais tipos, que aqui você consegue conferir a matéria completa que fizemos a respeito eles.


1. Radical: É aquela que sacode o mercado e provoca reações de admiração e espanto.

2. Incremental: É uma releitura inovadora, baseia-se no rearranjo de coisas antigas.

3. Substancial: É uma melhoria contínua, que incrementa um produto ou ideia já existente.


Inovar é sobre sair da caixa que construímos ao longo do tempo, para achar uma solução que irá se tornar uma verdadeira inovação, mas não pense que inovar é uma tarefa fácil, é necessário que haja um mindset / mentalidade diferenciada, um mindset inovador;


Mas saiba que não existe apenas um perfil ou padrão de mindset inovador, há diversas formas e características que se alteram de acordo com o contexto do problema e recursos envolvidos, ou seja, não existe uma fórmula mágica ou um padrão a ser seguido para se criar um mindset inovador, mas você pode desenvolver algumas habilidades e características capazes de gerar um mindset inovador adaptado para sua situação.


Aqui estão as 4 características essenciais para se criar um mindset inovador:


1. Empatia: O ponto inicial de qualquer inovação, pois inovar é olhar para o problema/necessidade do outro e apresentar uma solução.

2. Gerenciador de riscos: Saber gerenciar riscos é fundamental para ter a possibilidade de experimentar novas possibilidades e alcançar lugares não antes alcançados.

3. Observação: Uma ideia inovadora não surge do nada, ela requer inspiração, que está em todos os lugares, mas para que você ache é preciso estar atento.

4. Resiliência: Para muitas pessoas é mais confortável manter as coisas como estão sendo feitas, então, para quem está trabalhando com produtos ou metodologias inovadoras, é muito fundamental ter persistência e continuar acreditando na sua ideia.


Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que sempre continue na busca pela inovação e pela transformação de mentalidade, pois como já dizia Platão, "a necessidade é a mãe da inovação", então onde houver uma necessidade sempre haverá diversas oportunidades para se inovar.

Recent Posts

See All
bottom of page